MÉTODOS
Bom Café e que você possa compartilhar boas experiências com aqueles que estão por perto : )
HARIO V60
Criado no Japão, é um dos métodos que ganha cada vez mais espaço, inclusive no Brasil. O Hario V60 é um dos responsáveis pela chamada "retomada" do café filtrado.
O Filtro Hario pode ser encontrado em três diferentes materiais: cerâmica, vidro e plástico, com um formato em "V", em um ângulo de 60 graus. O formato de cone e linhas internas desenhadas em espiral facilitam o fluxo da água até a xícara.
Assim, a bebida desce de maneira mais uniforme no momento da extração. O resultado desse design interessante é um café "limpo" e sem resíduos na xícara.
PRENSA FRANCESA
Também conhecida como "french press" ou "cafetière", a prensa francesa é um método bastante popular e fácil, que utiliza as técnicas de infusão e filtragem ao mesmo tempo, com o êmbolo de metal.
Sua forma de extração preserva os óleos naturais do café e extrai as notas sensoriais por inteiro, proporcionando uma consistência mais densa e rica.
AEROPRESS
Essa técnica foi desenvolvida por um criador de brinquedos dos Estados Unidos. Em uma das peças, semelhante a um tubo, é colocado o café junto a um coador de papel específico em sua ponta.
Existem várias técnicas, mas o mais comum é despejar o café e água quente, depois o êmbolo é inserido e colocado pressão até que todo o café esteja na xícara.
A textura é semelhante de um coado comum, mas os sabores e o aroma se assemelham ao do espresso. Mais óleos de café são aproveitados devido a pressão exercida.
CHEMEX
Uma elegante jarra de filtrar café, o Chemex foi inventado em 1941 pelo cientista alemão Dr. Peter Schlumbohm. Além do design premiado, que garante ao Chemex presença em vários museus, como o Museu de Arte Moderna de Nova York, sua estrutura é pensada para produzir um excelente café com pouco resíduo.
O sulco (canaleta), por onde se serve a bebida, também serve para a evaporação dos gases durante o preparo.
O filtro do Chemex, de formato exclusivo e com dobra tripla (em um dos lados), cerca de 30% mais grosso que o tradicional, resultando em uma bebida bastante limpa e sem excesso de óleos. O Chemex é um utensílio charmoso e fácil de ser utilizado.
CLEVER
Diferentemente de todos os porta filtros, a Clever funciona com os princípios de imersão total para extrair o café (por infusão). Ele possui o exclusivo sistema Shut-Off, que consiste em uma válvula de silicone que veda o fluxo de líquidos quando não está sobre uma xícara ou jarra (muito usado para chás também). Dessa forma, a água permanece pelo tempo desejado no café, tornando-o um método muito versátil.
De design cônico, a cafeteira, que pode ser em pode ser de acrílico, cerâmica ou vidro, inclui ranhuras na parte interna.
Na Clever, dependendo do tempo de infusão e moagem escolhidos, o resultado será uma bebida mais ou menos ácida, encorpada ou doce, com mais ou menos quantidade de cafeína, óleos e outros elementos.
MOKA
Conhecida como cafeteira italiana a Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Deu-se esse nome em homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa pela qualidade de seu café.
A água da sua base é aquecida e a pressão do vapor extrai o café até o recipiente superior. O resultado é um café mais encorpado no sabor e com mais cafeína. Realmente bem próximo do espresso.
Este método revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália.